Com a Tilápia em baixa China muda para espécies de maior valor
A China acabará afastando parte de seus aquicultores da produção de tilápias para a produção de espécies de maior valor, de acordo com um especialista sênior da pesca em Taiwan, mesmo sendo a tilápia tradicionalmente a fonte de grande parte dos investimentos em aquicultura e know-how chinês.
A mudança de espécies na China segue uma tendência já definida em Taiwan, com os produtores de tilápia, por exemplo, trocando a tilápia pelo aumento da produção de garoupa e bijupirá, prevê Juh-ing Hsu, secretário-geral da Taiwan Frozen Seafood Industries Association. Hsu também espera que haverá um crescimento da maricultura na China, refletindo uma tendência semelhante em Taiwan.
O governo de Taiwan estabeleceu uma prioridade no desenvolvimento do sector de produção da garoupa: Há um prémio para garoupas entregues vivas no Japão, por exemplo, disse Hsu. Da mesma forma, a técnica de congelamento rápido desenvolvida em Taiwan permite que os produtores de garoupa preservem a frescura do peixe. Hsu prevê que parte da produção se deslocará para a China, ocupando o espaço da produção de tilápia. A produção de garoupas de Taiwan representou uma parcela de USD 166 milhões (131,9 milhões de euros) do montante de US $ 2 bilhões (EUR 1,6 bilhões) proveniente das exportações de frutos do mar em 2012, sendo esta a última data para a qual existem dados publicados.
Ironicamente, a mudança das empresas de Taiwan para a China está se mostrando uma forte concorrência para os próprios exportadores de Taiwan, cujos preços são, em média 10% mais elevados do que os preços médios na China, diz Hsu. No entanto, Taiwan está bem à frente na produtividade: “Muitos anos atrás, o típico produto do mercado de peixes foi uma tilápia de 300 gramas, agora são tilápias de 2 kg. Com peixes maiores você pode fazer melhores filés e a tilápia também está cada vez mais sendo usada como sashimi.”
Ganhos de produtividade de Taiwan também podem ser transferidos para a China, ajudando a melhorar a produção aquícola por lá. O aumento dos custos com mão-de-obra exige um aumento no rendimento e na automação em Taiwan e esta tendência vai continuar, disse Hsu. “Ainda há um mercado para agregar valor em Taiwan em espécies como barramundi, enguia, milkfish e até mesmo a tilápia”, disse ele. Taiwan vai continuar a ser um player e fornecedor chave para a União Europeia e os Estados Unidos, tanto na produção de tilápia, bem como as espécies de maior valor, prevê Hsu. “Nós podemos permanecer competitivos”, disse ele.
Taiwan teve uma década atrás grande procura por tilápia (por vezes referido como sargo de Taiwan), enguia e sea bass para vendas aos mercados ocidentais de exportação. Taiwan tem nos últimos anos buscado aumentar a escala de seu setor aquícola através de uma melhor produtividade e a produção de novas espécies, como alternativa ao aumento da pressão de captura e dependência da pesca extrativa na ilha. O surgimento de alegações de que empresas do setor pesqueiro de Taiwan estariam utilizando trabalho forçado do Camboja em navios no exterior também lançou uma sombra sobre o setor.
Taiwan está, entretanto, lutando com o seu relacionamento coma China, que nos últimos anos está utilizando relações comerciais para exercer maior influência econômica sobre Taiwan, reivindicando-a como parte de seu território. Enquanto Taiwan se beneficia das baixas tarifas (decorrentes de um contrato de 2010 para aumentar o comércio) para acessar grandes mercados continentais a sua própria capacidade de fazer acordos comerciais com os parceiros regionais está sendo reduzida pela pressão de Pequim sobre potenciais parceiros.
Nos últimos anos grande parte do desenvolvimento da indústria da tilápia nas províncias ao sul da China, Fujian e Guangdong, foi possível graças a fundos e conhecimento oriundo de Taiwan. Criadores e processadores ainda ativos na China incluem Zhang Zhou Hsien-Pin Frozen Foods Co., Ltd., e empresas especializadas na produção de tilápia como Zhangzhou Changshan Chen Fong Food Co. Outra empresa, Maoming Changxing Foods Co., Ltd., distribui frutos do mar processado e congelado em Taiwan e, cada vez mais, ao continente, para redes de varejo e frios em expansão na China. A China deve superar o Japão como o maior mercado de frutos do mar de Taiwan ainda este ano.
Fonte: Tradução para o português do texto original publicado em 30 de Setembro de 2014 no site www.seafoodsource.com.