Estamos cultivando o futuro!
Aquicultura está revolucionando a indústria de frutos do mar. Hoje, 42,2% de todos os frutos do mar vem da aquicultura. A Nova Aqua está na dianteira dessa revolução. Junte-se a nós!
“Aquicultura é a produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e répteis, além do cultivo de plantas aquáticas.”
A Aquicultura é o setor de produção de alimentos de origem animal que mais cresce no mundo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no período entre 1980 e 2012 a produção aquícola cresceu a uma taxa média de 8,6% ao ano, com uma produção estimada em 66 milhões de toneladas em 2012. Atualmente, a aquicultura é responsável por quase metade da oferta mundial de frutos do mar (42,2%), e esta participação deverá aumentar para 62% em 2030. Entre os diferentes continentes o crescimento da produção aquícola anual foi mais rápido na África (11,7%) e na América Latina e Caribe (10%) no período entre 2000 e 2012. A Ásia domina o sector da aquicultura, representando 88,4% da produção mundial em 2012. Entre os 15 principais países produtores da aquicultura, dez estão na Ásia, com a China dominando todos os países com 61,7% da produção mundial. Os 15 maiores países produtores de aquicultura em 2012 são os seguintes:
Fonte: FAO
Com a produção da pesca mundial estagnada e diante de uma população mundial crescente, a aquicultura é vista como a única opção viável para aumentar a produção mundial de frutos do mar. Além de aumentar a oferta de proteína de alta qualidade e melhorar a segurança alimentar, a aquicultura também contribui de forma positiva para as economias nacionais, regionais e globais, além de contribuir para a redução da pobreza. A população mundial deve chegar a 9,55 bilhões em 2050.
O cenário mais provável é que a produção da pesca permaneça constante, em torno de 91,3 milhões de toneladas em 2012. Com isso, a indústria aquícola mundial terá que produzir cerca de 92 milhões de toneladas até 2050, isso apenas para manter a taxa de consumo anual per capita de 19,2 kg em 2012. Em outras palavras, a aquicultura terá de produzir cerca de 25 milhões de toneladas a mais por ano em relação aos níveis de produção atuais. As perspectivas para a continuação do rápido crescimento da indústria da aquicultura mundial são evidentes, mas há muitos desafios que devem ser superados.
\A Nova Aqua acredita que estes desafios devem ser enfrentados de frente, para que a indústria da aquicultura continue a ganhar força e se tornar cada vez mais a fonte predominante de frutos do mar para o mundo inteiro.