Em um cenário econômico de crise, os aquicultores brasileiros vem sofrendo com o aumento generalizado dos custos de produção, os quais resultam em diminuição de suas margens de lucratividade.
Neste cenário negativo, poucas são as alternativas para que os empresários mantenham seus ganhos. Com isso, as medidas mais prudentes a serem tomadas nestes períodos nebulosos são a diminuição de custos e o aumento da produção, obtendo assim ganhos em escala. A busca por diminuição dos custos de produção deve ser uma pratica constante em qualquer empreendimento. Entretanto, para obter um aumento em sua produção, o aquicultor pode seguir dois caminhos distintos. Um deles é através da expansão do negócio, como por exemplo via ampliação das áreas de produção. O outro é por meio de um ganho em produtividade, como o obtido através da instalação de aeradores em um cultivo.
Porém, para que ambas as alternativas acima apresentadas sejam implementadas, são necessários investimentos, os quais representam um desafio ainda maior em períodos de crise. Além disso, o aquicultor têm o desafio extra de identificar a opção de investimento mais vantajosa ao seu negócio. Assim, no momento de decisão entre um ou outro investimento devem ser utilizadas o máximo de análises e ferramentas possíveis, buscando diminuir o risco de tomar decisões equivocadas que posam colocar em risco todo um empreendimento.
Portanto, criamos uma planilha exemplo com o objetivo de apresentar a importância da análise de investimentos em aquicultura. Tanto os fluxos de caixa como as análises econômicas foram elaboradas através de planilhas em MS Excel®, programa que facilita e agiliza muito este tipo de trabalho. Vale destacar que os dados aqui apresentados são fictícios, os resultados não representam a realidade de mercado e não devem ser considerados em uma eventual tomada de decisão.