João Lorena Campos

João Lorena Campos é Engenheiro Agrônomo formado pela – ESALQ/USP em 1992 e Mestre em Aqüicultura pela Auburn University, Alabama, Estados Unidos em 1995. Trabalhou nos Estados Unidos em fazendas de grande porte de produção de catfish e ao voltar para o Brasil ingressou nas Rações Guabi, prestando assistência técnica e proferindo palestras e cursos na área de aquicultura a produtores nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Foi responsável técnico do Projeto Pacu (Mato Grosso do Sul) onde introduziu a tecnologia de treinamento alimentar para peixes carnívoros, aplicada à produção de alevinos de pintado, dourado e pirarara.

Foi o responsável técnico pelo projeto e implantação de algumas das principais estruturas de produção de peixes no MS, como a atual Mar & Terra (frigorífico e piscicultura) e outras pisciculturas, totalizando mais de 500 ha de viveiros construídos. Foi o principal responsável pelo desenvolvimento da tecnologia para a engorda do pintado (Pseudoplatystoma sp.), um processo iniciado em 1997. Coordenou o processo de transferência de tecnologia de reprodução e produção de alevinos de peixes nativos para a Itaipu Binacional entre 1999 e 2001. Na Mar & Terra, além de responsável pela produção de peixes, coordenou o projeto e a implantação do frigorífico e todo o processo de qualidade do processamento e segurança alimentar, incluindo a elaboração do plano de APPCC, a habilitação para exportação e o desenvolvimento de mercados no exterior para peixes nativos, especialmente o pintado/surubim e o pacu/tambacu. Foi sócio da Aqua Genética, com sede em Porto Ferreira/SP, empresa especializada na produção de alevinos de pintado, dourado e tilápia. Foi coordenador da Câmara Setorial da Piscicultura do Mato Grosso do Sul entre 2004 e 2007. É autor do livro “Manual de Boas Práticas na Piscicultura na região de Dourados” e de vários artigos publicados em revistas especializados no Brasil e exterior.

Desde 2004 vem atuando como consultor na área de aquicultura e sistemas de qualidade e processamento de pescado, prestando serviços no planejamento e implantação de projetos nestas áreas, atendendo algumas das principais empresas do setor aquícola nacional. Como consultor tem trabalhado em todas as regiões do país, realizando ações visando o desenvolvimento regional da piscicultura, assistência técnica a produtores e grupos de produtores de diversos portes, estudos de mercado, entre outros trabalhos. Tem proferido palestras e cursos na área de piscicultura, processamento e qualidade de pescado para técnicos e piscicultores em todas as regiões do Brasil e em vários países da América do Sul e África.

E-mail

[recent_posts template=”one_fourth” effect=”none” hide=”date,author,comments_link,summary,categories,tags,button_1″ max=”12″ category_ids=”383″]

plugins premium WordPress